f Brasil, um país de quê? ~ iconectado

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Nosso país é conhecido mundialmente como o país do futebol e do carnaval. Uma terra abençoada por Deus e bonita por natureza, livre de desastres naturais como furacões e etc.

Essa imagem incomoda parcialmente muitos brasileiros, por acreditar que naturalmente seja gerado um preconceito com o Brasil aos olhos dos estrangeiros. Muitos pensam que o país se resume à Bahia e ao Rio de Janeiro e que os brasileiros vivem de festas como o famoso carnaval durante todo o ano.
No entanto, há muito mais para se oferecer, incluindo lugares incríveis que merecem ser visitados, além de um povo batalhador e uma rica cultura.
Infelizmente, o Brasil ainda chama a atenção como um país castigado pela corrupção e pela pobreza. Apesar de ter saído do mapa da fome da ONU recentemente, ainda há situações de miséria em diversos lugares do país, serviços públicos precários e impostos altos.

Cultura 

A rica cultura brasileira é o resultado da influência de vários povos e etnias que ajudaram a formar o povo brasileiro. A cultura no Brasil não é homogênea e nela também se destaca a mesma mistura que chama a atenção no povo brasileiro.
Com mais de trezentos anos de colonização portuguesa, naturalmente a cultura do Brasil reflete muito a raiz lusitana. De Portugal, o Brasil herdou também o idioma, que é conhecido como português do Brasil, um pouco diferente do português de Portugal. Outra marca dos colonizadores que ainda é forte no Brasil é o catolicismo. A grande maioria dos brasileiros são cristãos, com predomínio de católicos.

Apesar da influência portuguesa, outras etnias também influenciaram profundamente a cultura nacional, como a cultura africana, italiana e alemã, além de claro, a cultura indígena, natural do Brasil. Essas etnias estão presentes na culinária, na música e principalmente no folclore brasileiro, que é muito rico e possui lendas tradicionalmente brasileiras, como a do Saci Pererê.

Algumas regiões receberam maior influência de povos específicos. Os estados do Norte do Brasil tem grande influência indígena, enquanto no Nordeste a cultura africana chama a atenção com a música e o candomblé. No sul, a influência européia predomina. A influência é evidente no sotaque, culinária e outros aspectos, como a etnia física.

Culinária

Também fruto da mistura, a culinária do Brasil é ampla. A refeição tradicional do brasileiro é famosa: o arroz, feijão e carne. Um prato que representa o Brasil também está relacionado ao feijão: a feijoada.
Em cada região brasileira, os hábitos variam. O povo sulista aprecia muito a carne vermelha e é famoso por seu churrasco peculiar. No Nordeste se destaca o acarajá, vatapá, além dos temperos apimentados.
Outra receita famosa e natural do Brasil é o pão de queijo, famoso em Minas Gerais.

Diversidade
No Brasil, não há uma única figura que represente todo o seu povo. As ruas são tomadas por pessoas diferentes, de características físicas distintas. Aqui é muito comum a presença da população negra, branca e oriental.

Paisagens

O Brasil não poderia deixar de ser reconhecido por suas paisagens deslumbrantes. País de clima tropical, chama atenção por suas praias belíssimas, algumas mais conhecidas mundo afora como as do Nordeste e Rio de Janeiro. Também muito rico em natureza, oferece destinos como Foz do Iguaçu e Amazonas, sendo o último conhecido pelo mundo como um tesouro mundial.



Fotos: Reprodução
Por: José Oliveira
Categories: , ,

0 comentários:

Postar um comentário